13
set

CURSO – Primeiras aplicações do NCPC e os impactos na advocacia: novas posturas e novas estratégias

13 de setembro de 2017

CURSO DE EXTENSÃO

ESA-EXTENSAO-NCPC

DATA: 29 e 30 de Setembro │06 e 07 de Outubro de 2017

 

Carga Horária Total     16 HORAS

 

Investimento R$ 120,00 (à vista ou 2x no cheque)

 

Horário : Sexta-feira das 19h00 às 22h00 │Sábado das 08h00 às 13h00

 

 

Informações e Inscrições

 

14 – 3227-3636

esa_21@esa.oabsp.org.br

 

 

 

Objetivo: Aprimorar o profissional na prática do Direito Processual Civil, estimulando a reflexão crítica com as inovações na ordem jurídica, superando dificuldades no desempenho das funções profissionais.

 

DATA: 29 e 30/ Setembro/2017

1 – Normas fundamentais e seus desdobramentos

A pauta axiológica do novo CPC. Princípios no novo CPC e princípios constitucionais. Normas fundamentais em espécie: inafastabilidade do controle jurisdicional. Contraditório. Ampla Defesa. Motivação. Cooperação, lealdade e boa-fé. Dispositivo e impulso oficial. Razoável Duração do processo. Conflito de princípios, razoabilidade e proporcionalidade. Impactos e desdobramentos práticos das normas fundamentais no procedimento e na postura do advogado em juízo e fora dele.

2 – Sistemas de precedentes e os impactos da advocacia

O papel da jurisprudência e dos precedentes no novo CPC. Técnicas de formação e aplicação de precedentes. A suspensão dos processos idênticos e possibilidade de impugnação. Outras Técnicas de uniformização da jurisprudência e de formação de precedentes. Precedentes vinculantes no novo CPC e os impactos da atividade advocatícia: mudanças na PI, defesa e nos recursos.

 

3 – Tutela provisória I: panorama geral e novas possibilidades

Conceito, requisitos, natureza e finalidade. Disposições gerais.  Características, abrangência e limites. Tutela de evidência: cabimento e possibilidades. Possíveis formas e momentos de requerimento da tutela provisória. Pedido de tutela provisória na petição inicial, pedido na fase de saneamento, pedido em audiência, pedido em razões finais. Tutela provisória na sentença e retirada do efeito suspensivo da apelação: limites e possibilidades.

 

4 -Tutela provisória II: requisitos e procedimentos

Tutela de urgência: tutela antecipada e tutela cautelar. Requisitos da tutela de urgência. Procedimento: tutela de urgência incidental. Tutela antecipada antecedente: requisitos, forma, procedimento e principais desdobramentos. Tutela cautelar antecedente: requisitos, forma, procedimento e principais desdobramentos. Fungibilidade entre as medidas de urgência. Estabilização de tutela.

 

5 – Petição inicial e pedido: novas características e possíveis formatos

As formas de pedir no novo CPC. Pedido mediato e imediato. Pedido antecedente. Pedido certo e determinado. Pedido genérico. Cumulação de pedidos. Requisitos da Petição inicial. Análise da petição inicial e hipóteses de improcedência liminar do pedido.

 

DATA: 06 e 07/Outubro/2017

6 – Respostas do réu: novo formato e possíveis conteúdos

A nova dinâmica das respostas do réu. Prazo e momento procedimental da apresentação das respostas. Contestação: nova forma e novos conteúdos. Princípio da concentração da defesa. Princípio da impugnação específica dos fatos. Nova forma da reconvenção. Alegação de impedimento ou suspeição. Impugnação ao valor da causa e ao pedido de justiça gratuita. Alegação de ilegitimidade e ônus da indicação do sujeito legitimado. Alegação de vícios relacionados à citação. Alegação de vícios relacionados aos pressupostos processuais negativos e de validade.

 

7 – Nova Sistemática recursal e os principais impactos pragmáticos I

Princípios inerentes aos recursos. Nova dinâmica da análise da admissibilidade recursal: preferência pelo julgamento de mérito, possibilidade de correção de vícios formais e de juntada de documentação faltante e do preparo. Fungibilidade recursal. Efeitos dos recursos. Dinâmica do efeito suspensivo: análise das formas de obtenção e retirada do efeito suspensivo. Poderes do relator e agravo interno.

 

8 -Nova Sistemática recursal e os principais impactos pragmáticos II  Recorribilidade das decisões de primeiro grau. Decisões interlocutórias agraváveis e não agraváveis. Agravo de instrumento e sua dinâmica procedimental. Apelação: nova forma de interposição, processamento e julgamento. Julgamento não unanime e necessidade de ampliação do colegiado.

 

9 – Cumprimento de sentença: procedimentos e principais inovações

Requerimento de início da fase de cumprimento de sentença: forma, conteúdo e momento procedimental de sua apresentação. Intimação do executado: forma, destinatário e prazos decorrentes. Multa decorrente do não pagamento: incidência na execução provisória e definitiva. Impugnação ao cumprimento de sentença: conteúdo, procedimento e efeitos. Possibilidade de suspensão da execução: formas de obtenção.

10 – Novo processo de execução de título extrajudicial:  principais alterações e seus impactos

Processo e procedimentos executivos. Petição inicial e citação do executado. Penhora e avaliação: análise da dinâmica. Disciplina da penhora on line. Fraude à execução. Princípios da cooperação e menor onerosidade na execução. Multas e demais penalidades na execução. Mecanismos de expropriação. Medidas executivas atípicas e satisfação do crédito.

 

Metodologia: Aulas presenciais, interativas e expositivas com exercícios para fixação dos conceitos e mudanças no CPC. Comentários aos casos práticos.

Recursos Instrucionais e audiovisuais: data show e lousa, Notebook e internet

Apresentações em PowerPoint e exemplos práticos e reais.

Avaliação e certificação: Participação dos alunos, expondo situações práticas do cotidiano para polemizar, enriquecendo o conteúdo das aulas.

 

 

O conteúdo do programa é propriedade da ESASP. Todos os direitos reservados.

A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas, bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto.  Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.

É proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação

 

Comente!