Campanhas de saúde da CAASP alcançam novo recorde de participações em 2013

18
dez

Campanhas de saúde da CAASP alcançam novo recorde de participações em 2013

18 de dezembro de 2013

Campanhas de saúde da CAASP alcançam novo recorde de participações em 2013

Mais de 138 mil procedimentos médicos foram realizados

As ações de saúde desenvolvidas ao longo do ano pela Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo mantiveram-se em crescimento em 2013, registrando novo recorde de participações e confirmando um movimento que indica a conscientização gradual da advocacia quanto à importância dos cuidados médicos preventivos. No ano que se encerra, as campanhas da CAASP foram responsáveis por 64.583 atendimentos, contra 47.853 em 2012 e 44.829 em 2011. O número de procedimentos médicos realizados em 2013 chegou a 138,8 mil, bem acima, portanto, dos 102.883 efetuados no ano passado, e muito superior aos 96.519 de dois anos atrás.

“O aumento da presença dos colegas nas campanhas é fruto do esforço de comunicação que a Caixa de Assistência vem desenvolvendo. Os números alcançados comprovam que nosso empenho pela disseminação da saúde preventiva está dando resultado: a realização de mais de 100 mil procedimentos médicos deve ser motivo de comemoração por todos que se preocupam com a qualidade de vida dos advogados”, afirma o presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho.

“Oferecer aos advogados e aos seus familiares meios de acesso menos onerosos a consultas e exames preventivos em diversas especialidades médicas é um dos papéis primordiais da Caixa”, observa o vice-presidente da entidade, Arnor Gomes da Silva Júnior, destacando que a quase totalidade do custo é extremamente subsidiado pela Caixa de Assistência, sendo o advogado em alguns casos integralmente liberado de qualquer ônus. “Os recursos da Caixa são aplicados integralmente em iniciativas de cunho assistencial, com foco preferencial nas ações de saúde benefícios. O rigor com que a entidade gere suas finanças é que possibilita subsidiar ações desse porte”, salienta.

Alguns dados chamam à atenção, como os de advogados que participaram da Campanha de Vacinação contra a Gripe: 35 mil em 2013, ante 18 mil em 2012. Já o número de usuários da Campanha da Boa Visão subiu de 3.234 para 4.580. As demais campanhas mantiveram-se nos mesmos patamares.

 

Um total de 2.947 mulheres participou da Campanha de Saúde da Advogada em 2013. 2.637 advogados participaram da Campanha Pró-Vida, contra doenças do coração; 14,2 mil, entre advogados e familiares, acorreram à Campanha de Saúde Bucal; e 5.219 tomaram parte no Fura-Dedo (colesterol, glicemia, pressão arterial e hepatite C).

Caixa já prepara cronograma para 2014

O Departamento de Promoção à Saúde da Caixa de Assistência já está preparando o cronograma das campanhas preventivas para 2014. Assim que tiverem início os eventos regionais que reúnam a advocacia, começam as verificações de colesterol, glicemia e pressão arterial, o consagrado Fura-dedo. Essa atividade, gratuita, é desenvolvida pela CAASP durante todo o ano. Em tais oportunidades, realiza-se também teste para detecção do vírus HCV, causador da hepatite C. Os resultados são emitidos na hora após uma leve picada no dedo.

Em março, deve ter início mais uma edição da Campanha de Vacinação contra a Gripe. Trata-se de uma ação itinerante, que percorre todas as subseções da OAB-SP.

A exemplo dos últimos anos, deve ocorrer em maio a primeira fase da Campanha de Saúde Bucal – esta organizada pelo Departamento de Odontologia da Caixa de Assistência – nos consultórios odontológicos próprios da entidade em todo o Estado. A segunda fase da campanha, em consultórios credenciados, está prevista para outubro. A Campanha de Saúde Bucal é gratuita. Advogados e dependentes submetem-se a inspeção e higienização bucal. As crianças de até 12 anos, além da profilaxia, recebem aplicação de flúor.

No meio do ano a CAASP promove a Campanha da Boa Visão – ação preventiva contra o glaucoma e catarata. A iniciativa permite a advogados e dependentes submeterem-se a exames oftalmológicos em consultórios de todo o estado credenciados pela Caixa. Estima-se que 15% dos casos de cegueira em adultos sejam causados por glaucoma ou catarata, e que 3% dos indivíduos com mais 40 anos sofram com tais doenças.

Voltada ao público com mais de 40 anos e às doenças do coração, a Campanha Pró-Vida, que em 2013 aconteceu em agosto e setembro, assegura aos participantes consulta com cardiologista, eletrocardiograma e exames laboratoriais de colesterol (total e fracionado), triglicérides e glicemia. Caso haja indicação pelo médico, pode-se realizar ecocardiograma bidimensional com Doppler e teste ergométrico.

No fim do ano, a CAASP realiza tradicionalmente a Campanha de Saúde da Advogada. A ação visa a prevenir doenças tipicamente femininas como câncer de mama, câncer de colo do útero e osteoporose. Advogadas, estagiárias e esposas de advogados inscritos na OAB-SP têm oportunidade de fazer exames de papanicolaou, colposcopia, mamografia e densitometria óssea; passar por consulta com ginecologista e, se necessário, por exames complementares.

Comente!