NOTA DA COMISSÃO DA IGUALDADE RACIAL DA OAB BAURU

1
dez

NOTA DA COMISSÃO DA IGUALDADE RACIAL DA OAB BAURU

1 de dezembro de 2020

A 21ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/BAURU, por meio da Comissão da Igualdade Racial, vem a público manifestar expresso repúdio aos ataques sofridos pela recém eleita ao cargo de prefeita de Bauru, Suéllen Rosim.

Os ataques virtuais, divulgados amplamente pela mídia em nível nacional, envergonham nossa cidade, causando profundo repúdio e muita tristeza pelo teor gravemente racista, com manifestações inaceitáveis de preconceito de cor, de gênero e de classe social.

As ofensas proferidas a Suéllen destoam de todo o ideal de igualdade e de combate ao preconceito de raça e de gênero, e amarram nossa sociedade aos patamares colonialistas, impedindo-nos de exercer os ideais de cidadania, de democracia e de república.

E, sendo a vítima pessoa pública eleita ao cargo de prefeita municipal, os ataques ferem também o exercício do direito ao voto, exercido por milhares de pessoas que foram as urnas e participaram ativamente do processo democrático, conquistado a duras penas.

A ruptura com os dogmas do passado demanda a formação de um novo senso de respeito e de igualdade, que só será possível com o combate aos atos discriminatórios e ao racismo estrutural, que mancham nosso passado e também nosso presente, para a construção de um futuro menos desigual, mais justo e inclusivo.

 

Bauru, 1º de dezembro de 2020.

 

Marcia Regina Negrisoli Fernandez Polettini

Presidenta da OAB/Bauru

 

Alessandro Biem Cunha Carvalho

Conselheiro Estadual

 

Ailton José Gimenez

Conselheiro Estadual

 

Edson Roberto Reis

Conselheiro Estadual

 

Mário Henrique da Luz do Prado

Presidente da Comissão da Igualdade Racial

                                

Julia Herrera Firetti

Vice-presidente da Comissão da Igualdade Racial

Comente!