Espetáculo teatral A Ciranda e o Dom, do Grupo Ato, encerra temporada com mais 2 apresentações.

30
nov

Espetáculo teatral A Ciranda e o Dom, do Grupo Ato, encerra temporada com mais 2 apresentações.

30 de novembro de 2015


a ciranda e dom F10

O Grupo Ato se prepara para encerrar neste mês de dezembro a temporada do espetáculo teatral A Ciranda e o Dom, eixo artístico do Projeto Gente Legal. A peça é encenada por educadores sociais que participam do Projeto.

 

Até dia 13 de dezembro, o público bauruense ainda tem a oportunidade de assistir ao espetáculo inédito A Ciranda e o Dom, que vem proporcionando ao público belas tardes de domingos. A peça é encenada por 19 educadores, professores e educandos que participam do Projeto Gente Legal e muitos deles subiram ao palco pela primeira vez.

Todo ano, o Projeto Gente Legal tem como eixo artístico uma peça de teatro infantil, cujo tema se alinha à proposta de conteúdo a ser trabalhado pelos educadores sociais no cotidiano de suas instituições. Todo ano, estes educadores levam suas crianças e adolescentes para assistir à peça, conhecer os bastidores de uma montagem teatral e debater com o elenco suas impressões após cada apresentação. “Foi incrível vê a Terê por alegria no coração do Dom” – comentou Lorena de Moraes Silva, 10 anos, que pela primeira vez assistiu uma peça teatral. “Muito interessante poder observar que ao final do espetáculo a mensagem proposta havia chegado aos educandos: amor, tolerância, amizade e a importância do brincar” –  relatou Vanuza do CITE – Fundato.  Neste ano, 32 instituições Já assistiram à peça e mais de 2.000 crianças e adolescentes entre elas o publico espontâneo vivenciaram essa experiência artística.

 

A Ciranda e o Dom

Ciranda e Dom são duas crianças de mesma idade.

Ela, esperta, ama cantar, dançar e é claro brincar. Às vezes, é chamada de Aiodelê (que em ioruba, língua de seus antepassados, significa alegria da casa). Vive com sua avó, Terê, mulher forte e bonita, descendente de africanos, que trabalha como cozinheira no palácio.

Ele, filho único do Rei. Triste, desanimado, indiferente a tudo e, principalmente, muito solitário. Também pudera, não pode sair do palácio, é mantido preso em seu quarto por ordem de seu pai, que passa a maior parte do tempo viajando e conquistando novas terras. Sua mãe, por conta dos compromissos com as senhoras nobres das terras conquistadas, fica dias sem ver o filho, além de cuidar da beleza para estar sempre bonita.

Mas Terê e sua neta, Ciranda, elaboram um plano para acabar com a tristeza do príncipe.

A Ciranda e o Dom é uma história de descobertas e alegria, de respeito e partilha, de mãos dadas que vão fazer girar na ciranda da vida o dom de ser feliz.

 

Projeto Gente Legal

O Gente Legal é um projeto artístico, educativo e social que leva arte além do palco, executado desde 2009 pelo Grupo Ato de teatro. Em parceria com a OAB/SP Bauru, o Projeto Gente Legal surgiu quando o Grupo Ato resolveu ampliar seu trabalho e percebeu a importância da arte para a transformação social. Assim, passou a convidar instituições de ensino e atendimento social para compartilhar sua experiência.

Este ano o número de instituições sociais atendidas chega a 30, impactando diretamente cerca de 270 educadores sociais e estima-se mais de 2.500 crianças e adolescentes.

 

 

 

Parcerias

Identificando no Projeto Gente Legal uma oportunidade concreta de melhoria de atendimento nas entidades conveniadas, a Secretaria do Bem Estar Social de Bauru – SEBES, através do Projeto Capacita da Casa do Garoto, encontrou os meios para aplicar a metodologia do Gente Legal em 27 instituições de atendimento social de sua rede. Outras três instituições, sendo uma do setor privado, um ponto de cultura e outra uma escola municipal, completam a lista de beneficiadas pelo projeto. Com esta ampliação no número de entidades atendidas, a estatística também cresce e surpreende: cerca de 270 educadores sociais recebem a capacitação artística e estima-se que mais de 2.500 crianças e adolescentes são diretamente atingidas por este modo mais humano, afetuoso e amoroso de viver o relacionamento interpessoal na cidade.

Para que toda essa gente consiga assistir à peça no Auditório da OAB Bauru, outra grande parceira do Grupo Ato, a Secretaria Municipal de Educação também aderiu prontamente ao projeto e vem cedendo os ônibus necessários para levar as instituições ao teatro.

 

Ficha técnica:

A Ciranda e o Dom

Escrito por Cecília Borelli e Carlos Batista

Elenco: Participantes do Projeto Gente Legal – Ana Katia Modolo, Ana Marta, Caíque Rufato, Eide Tierno, Eric Schmitt, Fernanda Modolo, Fernando Freitas, Jaqueline Farias, Laryssa Barbosa, Letícia Brito, Lia Ximenes, Lucia Cirino, Malu Nejm de Carvalho, Rafael Maia, Sandra Maria, Tatiana Kelly Deoclides, Thiago Vieira, Victor Maia e Willians Roger

Figurinos Carlos Alberto Gardin

Cenografia Carlos Batista

Coreografia Fúlvia Goulart

Músicas Thiago Lucali

Direção de elenco Elisabete Benetti

Produção Jarbas Galhardo

Direção Carlos Batista

 

Serviço

A Ciranda e o Dom, de Cecília Borelli e Carlos Batista
Espetáculo teatral
50 minutos
Livre para todas as idades

Auditório OAB Bauru
Avenida Nações Unidas, 30-30

Temporada
Até 13 de dezembro

Todos os domingos, 16h
R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada)
Advogados com a carteira da Ordem não pagam.

a ciranda e dom F7

Informações

Mais informações podem ser obtidas com a idealizadora do projeto, a atriz e preparadora de elenco, Elisabete Benetti, no telefone 014 99112-1972, e com o diretor Carlos Batista, nos telefones 014 99151-2879 ou 3238-1299, ou através do e-mail oigrupoato@gmail.com.  O Grupo também possui uma fan page na internet no endereço www.facebook.com/grupoatonoface.

 

 

Assista aos vídeos de alguns espetáculos realizados e um clipe do Projeto Gente Legal:

 

“Habitante do Sonho”

www.youtube.com/watch?v=dN-CZbAhFkk

 

“O Dia em que o Medo virou Música”

www.youtube.com/watch?v=dFZQOrs37sk

 

“A Lenda do Vale da Lua”

www.youtube.com/watch?v=oUicpg892RQ

 

“Era mais uma vez outra vez”

www.youtube.com/watch?v=u9ya_zGu0T8

 

Projeto Gente Legal

www.youtube.com/watch?v=0qEOKn-9-ww

 

 

Leia os relatórios anuais de atividades do Projeto Gente Legal:

 

Relatório Anual 2013 – 5ª fase do Projeto Gente Legal

http://www.youblisher.com/p/1199819-Projeto-Gente-Legal-Relatorio-Anual-2013/

 

 

Relatório Anual 2012 – 4ª fase do Projeto Gente Legal

http://www.youblisher.com/p/1199820-Projeto-Gente-Legal-Relatorio-Anual-2012/

 

 

Comente!