ago

6 de agosto de 2015

“A Ciranda e o Dom” é o novo espetáculo teatral do Grupo Ato.

A Ciranda e o Dom, eixo artístico do Projeto Gente Legal. A peça será encenada por educadores sociais que participam do Projeto.

11813343_701984169905646_1232929383239820677_n

Unir cultura e bem estar social é a mais nova iniciativa do Grupo Ato de teatro. Na verdade, nem tão nova assim, pois o Projeto Gente Legal que leva a arte além do palco, através da capacitação artística de educadores, adolescentes e crianças de instituições sociais e de ensino de Bauru já vem sendo realizado desde 2009, em parceria com a OAB Bauru.

A novidade é que este ano o projeto ganhou apoios de peso que possibilitaram ampliar sua abrangência para todo o município cobrindo boa parte da rede de assistência social da Secretaria de Bem Estar Social. Ao todo são 27 instituições atendidas diariamente pelo projeto, que até ano passado acontecia somente a cada 15 dias, aos sábados, para educadores que aderiam voluntariamente. Agora, o Projeto Gente Legal já faz parte da rotina dessas instituições e se prepara para implementar a segunda etapa de seu planejamento anual.

É que todo ano, o Projeto Gente Legal tem como eixo artístico uma peça de teatro infantil, cujo tema se alinha à proposta de conteúdo a ser trabalhado pelos educadores sociais. Todo ano, estes educadores levam suas crianças e adolescentes para assistir a peça, conhecer os bastidores de uma montagem teatral e debater com o elenco suas impressões após cada apresentação.

A Ciranda e o Dom

Ciranda e Dom são duas crianças de mesma idade.

Ela, esperta, ama cantar, dançar e é claro brincar. Às vezes, é chamada de Aiodelê (que em ioruba, língua de seus antepassados, significa alegria da casa). Vive com sua avó, Terê, mulher forte e bonita, descendente de africanos, que trabalha como cozinheira no palácio.

Ele, filho único do Rei. Triste, desanimado, indiferente a tudo e, principalmente, muito solitário. Também pudera, não pode sair do palácio, é mantido preso em seu quarto por ordem de seu pai, que passa a maior parte do tempo viajando e conquistando novas terras. Sua mãe, por conta dos compromissos com as senhoras nobres das terras conquistadas, fica dias sem ver o filho, além de cuidar da beleza para estar sempre bonita.

Mas Terê e sua neta, Ciranda, elaboram um plano para acabar com a tristeza do príncipe.

A Ciranda e o Dom é uma história de descobertas e alegria, de respeito e partilha, de mãos dadas que vão fazer girar na ciranda da vida o dom de ser feliz.

Este ano, o projeto vai fazer mais uma novidade na montagem teatral. A peça é inédita, com argumento de Cecília Borelli e texto de Carlos Batista. O elenco é a grande surpresa, pois está formado pelos educadores que participam do Gente Legal desde seu início. Serão 19 educadores em palco e cada uma das 27 instituições atendidas diariamente também vão poder levar suas crianças e adolescentes para viver essa experiência teatral completa.

A peça A Ciranda e o Dom teve sua estreia dia 2 de agosto e ficará em cartaz todos os domingos às 16 horas, até dezembro, no Auditório da OAB Bauru, que fica na Av. Nações Unidas, 30-30.

Ficha técnica:

A Ciranda e o Dom

Escrito por Cecília Borelli e Carlos Batista

Elenco: Participantes do Projeto Gente Legal – Ana Katia Modolo, Ana Marta, Caíque Rufato, Eide Tierno, Eric Schmitt, Fernanda Modolo, Fernando Freitas, Jaqueline Farias, Laryssa Barbosa, Letícia Brito, Lia Ximenes, Lucia Cirino, Malu Nejm de Carvalho, Rafael Maia, Sandra Maria, Tatiana Kelly Deoclides, Thiago Vieira, Victor Maia e Willians Roger

Figurinos Carlos Alberto Gardin

Cenografia Carlos Batista

Coreografia Fúlvia Goulart

Músicas Thiago Lucali

Direção de elenco Elisabete Benetti

Produção Jarbas Galhardo

Direção Carlos Batista

A Ciranda e o Dom, de Cecília Borelli e Carlos Batista
Espetáculo teatral – 50 minutos – Livre para todas as idades

Auditório OAB Bauru
Avenida Nações Unidas, 30-30

Temporada – Todos os domingos, 16h
R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia entrada)
Advogados com a carteira da Ordem não pagam.

Informações

Mais informações podem ser obtidas com a idealizadora do projeto, a atriz e preparadora de elenco, Elisabete Benetti, no telefone 014 99112-1972, e com o diretor Carlos Batista, nos telefones 014 99151-2879 ou 3238-1299, ou através do e-mail oigrupoato@gmail.com.  O Grupo também possui uma fan page na internet no endereço www.facebook.com/grupoatonoface.

Assista aos vídeos de alguns espetáculos realizados e um clipe do Projeto Gente Legal:

“Habitante do Sonho”

www.youtube.com/watch?v=dN-CZbAhFkk

“O Dia em que o Medo virou Música”

www.youtube.com/watch?v=dFZQOrs37sk

“A Lenda do Vale da Lua”

www.youtube.com/watch?v=oUicpg892RQ

“Era mais uma vez outra vez”

www.youtube.com/watch?v=u9ya_zGu0T8

Projeto Gente Legal