CAASP – Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo

5
nov

CAASP – Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo

5 de novembro de 2013

Com uma trajetória que se confunde com a história da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo foi formalmente constituída na sessão do Conselho Seccional da OAB realizada no dia 03 de fevereiro de 1936, ou seja, depois de transcorridos pouco mais de quatro anos da fundação da seccional da ordem no estado de São Paulo, fundada no dia 22 de janeiro de 1932.

Conforme relatado na ata da 96ª sessão do Conselho da Seccional paulista realizada no dia 09 de dezembro de 1935, apesar de formalmente constituída no início de 1936, podemos dizer que a CAASP efetivamente iniciou suas atividades na noite do dia 07 de dezembro de 1935, quando o advogado João da Silva Neves Manta foi encontrado sozinho e gravemente doente em um imóvel situado na Vila Mariana na cidade de São Paulo. Naquela ocasião, diante das precárias condições em que se encontrava o causídico e da gravidade do seu caso, o médico do serviço sanitário verificando que o enfermo que estava diante de ti era um advogado tomou a iniciativa de acionar o então segundo secretário da seccional paulista o advogado Pelagio Lobo, relatando o fato e solicitando providências por parte da Ordem dos Advogados do Brasil, a fim de evitar que o Dr. Neves Manta fosse transferido para uma unidade hospitalar como um indigente.

Ciente da gravidade do quadro relatado pelo representante do serviço sanitário e buscando auxiliar o colega doente, Pelagio Lobo manteve contato com o então primeiro secretário da seccional Waldemar Teixeira de Carvalho, comunicando o ocorrido e diante urgência do caso e da impossibilidade de comunicação imediata com os demais conselheiros da seccional os representantes da seccional mantiveram contato com a assistência pública solicitando os préstimos daquele órgão para que concedesse o meio de transporte necessário para transferir o Dr. Neves Manta para a “Casa de Saúde Santa Rita”.

O triste quadro vivido pelo Dr. Neves Manta se apresenta como a pedra fundamental da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, tal ocorrência motivou José Manuel de Azevedo Marques, então presidente da seccional paulista da OAB, a sugerir a criação de uma comissão cuja finalidade seria assistir os advogados, fiscalizar as contas e os pagamentos de despesas, tendo sido acolhida a proposta de Azevedo Marques a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo foi formalmente constituída em fevereiro de 1936, sendo inicialmente gerida pela própria seccional da OAB veio a conseguir sua autonomia em um dos períodos mais delicados da história da seccional paulista da OAB, quando os diretores da seccional bandeirante sofriam inúmeras represálias em virtude de sua atuação efetiva contra os abusos cometidos pela ditadura militar que governou o país entre 1964 e 1985.

Após assegurar a autonomia da CAASP o conselho da seccional da OAB teve a incumbência de nomear seus diretores, assim, em 29 de maio de 1980, Jayme Queiróz Lopes, foi eleito seu primeiro presidente, entretanto, não chegou a cumprir integralmente seu mandato, pois, veio a falecer no curso do mesmo, vindo então a ser substituído pelo amigo Ruy Homem de Melo Lacerda.

Inicialmente os serviços oferecidos pela CAASP restringiam-se a concessão de benefícios assistenciais aos advogados necessitados e dois consultórios odontológicos, sendo os atendimentos médicos realizados pelo Hospital Iguatemi.

Em 1992 a CAAP teve condições de adquirir sua primeira sede própria, localizada no Largo da Pólvora, situado no mesmo bairro da Liberdade onde desde que conquistara a autonomia estava instalada em um imóvel alugado.

A aquisição da sede própria pela CAASP mudou drasticamente seu conceito junto aos advogados, pois, até então, apenas os advogados necessitados conheciam seus serviços, sendo que alguns advogados de renome na época sequer sabiam de sua existência.

Pouco a pouco a resistência dos advogados que não necessitavam de auxílio assistencial foi sendo quebrada e os mesmos passaram a frequentar a sede da entidade a fim de utilizarem os novos serviços que passaram a ser oferecidos na sede própria, como a aquisição de livros e medicamentos com valores mais acessíveis que os praticados pelo mercado e, também, dos inúmeros convênios que passaram a ser firmados, o que possibilitou o atendimento de todas as necessidades dos advogados.

A expansão da entidade rumo ao interior teve inicio na gestão de José Luis de Oliveira Lima (1998-2000) que ao término de sua gestão agraciou o interior com os 30 primeiros “Espaços CAASP” e 15 sedes regionais.

Atualmente, com contribuição fundamental da tecnologia, o advogado regularmente inscrito nos quadros da seccional pode ter acesso de qualquer lugar do mundo a alguns dos serviços oferecidos pela CAASP, bastando, para tanto, fazer uso da loja virtual, que pode ser acessada através do site: http://www.caaspshop.com/.

Figurando como uma entidade pioneira no assistencialismo de classe, sempre inovadora e preocupada com a saúde dos advogados, no inicio da década de 90 a CAASP concebeu a primeira campanha de prevenção dos problemas cardíacos e diante da receptividade e sucesso da mesma outras campanhas foram surgindo e atualmente já conta com 06 campanhas anuais (Campanha Pró-Vida, de Saúde da Advogada, de Prevenção à Hipertensão e ao Colesterol, de Vacinação contra a Gripe, de Saúde Bucal e da Boa Visão).

As campanhas acima reafirmam o compromisso da CAASP com a saúde e o bem estar dos advogados paulistas e são complementadas as competições organizadas anualmente pelo Departamento de Esportes e Lazer da OAB-SP/CAASP que além de possibilitar a integração entre os advogados, também fomentam a prática esportiva.

Reafirmando seu pioneirismo e preocupada com o futuro dos advogados paulistas a CAASP em parceria com a OAB-SP instituiu em 20 de março de 2006 a OABPrev-SP, um fundo de pensão multipatrocinado que tem por objetivo assegurar uma renda complementar futura aos advogados que aderirem ao mesmo.

É importante deixar claro que todos os advogados e estagiários regularmente inscritos nos quadros da OAB/SP e seus dependentes diretos (na forma definida pelo Estatuto) podem utilizar-se dos serviços e dos benefícios oferecidos pela CAASP, bastando, para tanto, estar quite com a Tesouraria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de São Paulo; exercer regular e habitualmente a advocacia e exclusivamente para solicitação de Benefícios Pecuniários, estar inscrito há pelo menos um ano como advogado ou estagiário.

Nossa cidade conta com uma sede regional da CAASP, que oferece aos advogados de Bauru e toda a região os serviços de farmácia, livraria, clínica odontológica, rede médica credenciada, guias médicas e oferece ainda orientações sobre os demais serviços não disponíveis em âmbito local, a sede regional está instalada na Avenida Nações Unidas, 30-30, Centro, Bauru (SP), contatos: Administração: (14) 3227-4516 e 4564, email: bauru@caasp.org.br.

 

Dirceu Carreira Junior

OAB/SP 209.866

Comente!