Curso Livre – Agente de Desenvolvimento Socioambiental

5
fev

Curso Livre – Agente de Desenvolvimento Socioambiental

5 de fevereiro de 2016

Por Solicitação do Sr. Presidente, Dr. Alessandro Biem Cunha Carvalho, divulgamos o presente.

Atenciosamente,

Secretaria das Comissões
OAB/Bauru

seminario

Curso Livre – Agente de Desenvolvimento Socioambiental

Objetivo Capacitar o cidadão para atuar nas comunidades, planejando e implementando ações socioambientais de forma coletiva, a fim de contribuir para a resolução dos problemas locais e na indução de mudanças nas realidades socioambientais e econômicas.
(Carga horária: 160 horas)

Aulas
Início: 16/02/2016
Término: 24/05/2016

Terça: 13h30-17h30
Quinta: 13h30-17h30
Sexta: 13h30-17h30

Mercado de Trabalho

Atuação no mercado de trabalho O profissional formado por este curso estará apto a planejar e implantar ações socioambientais de forma coletiva para resolução de problemas locais. Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de: – Identificar situações-problema, provocando nas comunidades, por meio do diálogo, a reflexão sobre riscos e vulnerabilidades socioambientais, a fim de fomentar a busca por soluções pertinentes ao seu contexto de atuação. – Interagir com a comunidade no reconhecimento de seu potencial, a fim de mobilizá-la para a consecução de objetivos comuns. – Elaborar projetos socioambientais contextualizados, utilizando e desenvolvendo ferramentas apropriadas, no intuito de desenvolver ações de melhoria local. – Viabilizar recursos por meio do reconhecimento de possíveis parceiros para implementar as ações desenvolvidas. – Implementar projetos socioambientais capazes de mudar efetivamente as realidades locais com os recursos disponíveis. Panorama de mercado A formação de agentes socioambientais que tenham visão crítica e aptidão para atuar nas diferentes etapas e funções do processo de planejamento, implantação e implementação de projetos socioambientais e ações educativas ganha importância. O agente desenvolverá e articulará ações que envolvam os principais atores locais, tanto do poder público (federação, estados e municípios) quanto das organizações não governamentais e do setor privado. Esse profissional deve ser sensibilizado para as questões socioambientais.

Pré-requisito e público-alvo

Pré-requisitos Idade mínima: 18 anos. Escolaridade mínima: ensino fundamental incompleto. A participação nas atividades previstas requer conhecimentos básicos de informática, habilidade de comunicação, facilidade na leitura de textos e disponibilidade para participação em trabalhos em grupo. Público-alvo Interessados em projetos socioambientais locais, em organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

Método

Proposta metodológica O curso prevê atividades de identificação dos problemas locais, discussões em grupo, plenárias, dinâmicas e leitura de textos.

Programa

– Educação ambiental: princípios, práticas e bases teóricas. – Questões socioambientais globais e locais. – Responsabilidade social e sustentabilidade. – Governança e participação: políticas públicas, redes sociais e desenvolvimento local. – Projetos socioambientais: interfaces com outros atores sociais, ferramentas de gestão e captação de recursos.

Certificação

O Senac confere certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula

Apresentação dos documentos: – RG – CPF

FONTE: http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=DYNAMIC,oracle.br.dataservers.CourseDataServer,selectCourse2&course=4129&template=395.dwt&unit=BAU&testeira=349

Comente!