COMISSÃO DO MEIO AMBIENTE- OAB BAURU

5
nov

COMISSÃO DO MEIO AMBIENTE- OAB BAURU

5 de novembro de 2013

‘’ A história humana é cada vez mais uma corrida entre a educação e o desastre’’. (H.G Wells)

A Comissão do Meio Ambiente da OAB Subseção Bauru deseja expor aos cidadãos a atual situação ambiental da cidade por meio de palestras, workshops e trabalhos educativos direcionados às crianças e a todo cidadão bauruense, objetivando a busca de uma política clara e abrangente, que envolva de forma conjunta a sociedade e o Poder Público, de maneira a coibir agressões inconsequentes e contínuas ao meio ambiente.

São bastante perceptíveis em nosso dia-dia as alterações provocadas pelo homem no meio ambiente, pois o faz por meio de ações facilmente constadas e difíceis de se ignorar.

A problemática do meio ambiente é proveniente, principalmente, da busca pelo homem por novas e “renováveis” “necessidades”, que entram em conflito com os recursos naturais, que, em contrapartida, não são ilimitados e, em sua maioria, não são renováveis. Este ciclo gera uma ameaça constante e que se agrava no tempo, implicando em problemas como a contaminação de lençóis freáticos, a escassez da água, o extermínio de florestas, a extinção de espécies animais, as profundas alterações climáticas, a poluição atmosférica, a proliferação de doenças, levando, assim, à abreviação do tempo do ser humano em nosso planeta.

A bandeira que se vende atualmente como solução da problemática ambiental é a sustentabilidade. Mas afinal, o que é sustentabilidade? Esta é uma questão pertinente, pois o que se percebe é o emprego equivocado e banalizado do termo. Preferimos usar o conceito de gestão ambiental, que consiste na conciliação entre: 1) desenvolvimento; 2) preservação do meio ambiente e; 3) melhoria na qualidade de vida. Com base nestes três itens, o que se propõe é a adoção de tecnologias “limpas”, que permitam a coexistência harmônica do desenvolvimento e do meio ambiente como complementos um do outro.

O progresso exige contínuo planejamento e reside na busca de melhores tecnologias e respeito à legislação, que, por sua vez, deve ser eficaz e estar atenta a todos os contextos sociais de maneira a ser aplicada em consonância ao tempo, ao espaço e ao povo a que se destina.

Marcela Tentor de Almeida

Comente!